Você é descendente de Calabrês?

Nossa Introdução

Italianos, um povo de Santos, marinheiros, poetas e emigrantes. Esta frase representa a verdade para mais de trinta milhões de italianos que emigraram para o exterior nos séculos XIX e XX. No início, eles eram principalmente de VênetoFriuli e de Piemonte, e a partir de 1900 foram as regiões de CalábriaCampâniaPuglia Sicília a serem mais afetadas pelo fenômeno da emigração em massa. E você é descendente de Calabrês? Leia também o post Como encontrar seus antepassados na Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!


Assista a esse vídeo e se encante com a minha, a nossa bela Calábria!


Emigrantes Italianos

Há mais de sessenta e quatro milhões de descendentes de emigrantes italianos espalhados em vários países e muitos deles gostariam de encontrar vestígios de familiares, próximos ou não, que deixaram o nosso país, durante as guerras mundiais, para tentar a sorte no exterior. Mesmo fenômeno certamente, mais pronunciado, aconteceu com nossos parentes da Calábria, e entre os destinos mais populareso Brasil sempre foi um dos países que aparecem nos primeiros lugares. Neste texto vamos abordar o chamado “turismo das origens”, que consiste na viagem para emigrantes e descendentes conhecer a terra de suas raízes. Leia também sobre as suas origens italianas!

Minha Vida na Itália

Sou Ítalo-brasileira e vivo na Itália há 15 anos, formada em Turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fundação Garrone. Parceira da Universidade de Catânia na Sicília (Itália), com experiência na criação e desenvolvimento de roteiros turísticos, além de ser guia de turismo em língua portuguesa na Calábria (e promoter dessa região), possuo também a habilitação de acompanhador turístico na Europa. Para saber mais sobre meu currículo clique aqui! Agora assista a um vídeo sobre a minha belíssima Calábria e veja como é encantadora essa Região do Sul da Itália.

1) Você é descendente de Calabrês? TURISMO DE ORIGENS

O desejo de voltar a ‘estação de partida’ para descobrir os locais de origem, onde começou a história da família é bem comum a todos os filhos de imigrantes no mundo, e é chamado de ‘turismo das origens’. Um fenômeno que abre grandes oportunidades para o setor e que no nosso país ainda está no início, embora, historicamente, a Itália, no final do século XIX e dos anos setenta, foi o ponto de origem de um fenômeno de migração que envolveu trinta milhões de nossos compatriotas. CONHEÇA O NOSSO TOUR: RETORNO ÀS ORIGENS

Buscando suas Raízes

A jornada e sua permanência nos locais de origem representam uma experiência de alto conteúdo emocional, porque fornece uma oportunidade para rever os seus entes queridos e acima de tudo redescobrir os lugares que marcaram sua vida antes de sair, ou, no caso dos descendentes, a viagem tem como objetivo a busca de suas raízes e descobrir os lugares em que viviam os seus avós ou antecessores.

Cada vez mais há chamadas de pessoas interessadas não só no turismo clássico, onde poderão visitar as cidades de arte mais importantes, mas muitos são aqueles que estão pedindo para incluir nos itinerários clássicos, as visitas às suas cidades de origem, um retorno que, para muitos, significa conhecer o seu local de origem, cultura e tradição do país, bem como as origens de seus parentes.

Leia o Depoimento da Iole Faviero Trindade

2) Você é descendente de Calabrês? TURISMO DE RETORNO

O segmento do chamado ‘turismo de retorno’ é cada vez mais enriquecedor, e este texto deseja aprofundar este tema, o que dá a ideia de como o interesse para a recuperação de suas raízes culturais é viva. Quantas vezes você ouviu falar, talvez em um almoço de Natal ou, mais facilmente, em uma reunião de familiares, alguém se lembrar dos vários parentes e as vicissitudes de cada um deles, quantas vezes ouviu que seu avô morreu na guerra ou emigraram por causa da mesma? Certamente, muitas vezes. As memórias e recordações são muitas com a passagem inexorável do tempo parecem ser cartões postais que perderam essa tinta e cor. Às vezes, dos parentes que emigraram após as duas guerras, não se sabe nem o nome ou sobrenome.

Marisa pegando os documentos no comune de Malvito

3) Você é descendente de Calabrês? ARQUIVOS

Na Itália, os arquivos de pesquisa e registros das igrejas não estão imediatamente disponíveis, especialmente ‘a distância’, e é precisamente por esta razão que somos capazes de oferecer um serviço particularmente estratégico, com rotas que são bastante incomuns, fora do batido turismo clássico. O retorno na vila do bisavô é acima de tudo uma experiência emocional, visceral, e retorna uma história verdadeira que fala da fuga da pobreza, mas também da redescoberta de tradições, palavras, sabores, pessoas e sentimentos.

Iole conhecendo uma tia de origem muito antiga:)

As memórias e recordações são muitas com a passagem inexorável do tempo parecem ser cartões postais que perderam essa tinta e cor. Às vezes, dos parentes que emigraram após as duas guerras, não se sabe nem o nome ou sobrenome.

Descobrindo as origens:)
GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

4) Você é descendente de Calabrês? SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Muitas vezes é o lembrete das origens que atraí os parentes de muitos lugares diferentes e vemos os descendentes dispostos a parar por um pouco mais de tempo ‘para visitar lugares diferentes’. E então serei capaz de atender a essa nova meta, com serviços personalizados em locais de partida da maior emigração italiana, começando com a minha terra adotada, a Calábria.

Agora você pode encontrar os vários parentes, os lugares, as origens e as tradições da Calábria que foi deixada para trás para buscar novas oportunidades. Quem quer seja que tenha a intenção de encontrar suas origens e não sabe como fazer, basta saber que há vários modos disponíveis e úteis nessa busca. Somos uma ferramenta valiosa, segura e profissional.

O que faço?

Um itinerário personalizado na cidade de partida dos bisavôs, até a assessoria para uma eventual reunião de família. Garanto que será uma experiência memorável e única na sua vida! Nós também podemos indicar uma empresa séria para procurar os seus documentos italianos!!

 

Cliente Roseli Bertelli (março) na sala do Prefeito de Malito, Cosenza.

Parceria

Ao Norte da área de Cosenza, especificamente em Morano Calabro, há uma parceria com a cidade brasileira de Porto Alegre que já se arrasta há anos, apenas para testemunhar o objetivo e de reforçar ainda mais a emigração de milhares de habitantes de Morano Calabro no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial.


Clique aqui sem compromisso e peça já seu orçamento!

Faça como a Roseli, venha conhecer sua cidade de origem comigo!!

Roseli com o prefeito de Malito

Assista esse vídeo e saiba: Quais são os erros para não cometer durante o planejamento de uma viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Conclusão

Você é descendente de Calabrês? E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Cidadania italianaComo encontrar os parentes calabreses?Passaporte italianoVocê é descendente de Calabrês?
Comentários (31)
Comente!
  • Angela Caputo

    Meu antepassado é de San Nicola Arcella ou Scalea. Tenho muita vontade de conhecer!

    • Ana Patricia Da Silva

      Querida recentemente escrevi um post sobre Scalea, dá uma olhada no blog.. e em breve vou escrever um sobre San Nicola Arcella:) Espero de um dia poder te conhecer pessoalmente.. um grande abraço,
      Ana Patricia

  • Roseli

    Por que escolhi visitar a Calábria?
    Quando descobri a origem dos meus antepassados fiquei muito curiosa e decidida a conhecer Malito, cidade da Itália onde meu bisavô nasceu em 1855 e depois com 32 anos veio para o Brasil.
    A princípio seria um passeio de retorno às origens mas comecei a ler sobre a região, os burgos medievais, os costumes e me empolguei. No blog da Ana Patricia encontrei muitas informações úteis e resolvi com meu marido que iríamos para Cosenza. Contratamos os serviços de guia com a Ana e foi uma viagem espetacular e customizada.
    O tempo disponível era pouco mas o tour oferecido foi suficiente para que eu me apaixonasse pela Calábria.
    Conhecemos Cosenza, Pizzo, Tropea, Capovaticano e Malito.
    As cidades são muito lindas, praias fabulosas, pessoas gentis e acolhedoras.
    Conhecer a cidade dos meus antepassados foi emocionante. Fomos muito bem recebidos, visitamos o pequeno “paese”, fomos à igreja de San Elia. Na Prefeitura fomos recebidos pelo prefeito.
    A comida na Calábria é deliciosa, principalmente os pratos com frutos do mar.
    A paisagem de Tropea e Capovaticano nos deixam extasiados. Um mar muito azul, com areia bem branca.
    Nossa viagem foi no final do inverno, imagino que no verão essas praias sejam um paraíso.
    Além do mar também visitamos o castelo de Pizzo, experimentamos o delicioso tartufo, conhecemos uma igreja esculpida dentro de uma caverna, passeamos pelas ruas estreitas e tomamos vários cafés (expressos).
    Posso dizer que essa viagem foi tão boa que quero retornar logo e conhecer mais da Calábria, região que ainda é pouco explorada pelos brasileiros.
    Fica a dica: Vale a pena conhecer!
    Roseli Bettarelli

    • Ana Patricia Da Silva

      Muito obrigada Roseli!! 🙂 Foram dois dias maravilhosos.. espero que você possa voltar um dia para a nossa Calábria! 🙂 Grande abraço, Ana

  • Glaucia Montoni

    Bom dia! Descobri recentemente que meu avô Giusepe Montoni nasceu na cidade de Castrovillari, Spezzano Albanese, Cosenza. Gostaria de obter a certidão de nascimento dele para iniciar o processo de solicitação da minha cidadania italiana. Você poderia me dar alguma dica de como posso conseguir? Obrigada!

    • Ana Patricia Da Silva

      Glaucia basta entrar no site do comune de Castrovillari e encontrar o email do Anagrafe e pedir o documento. Caso precise faço também esse tipo de serviço. Um grande abraço, Ana

  • Regina Iorio

    Boa tarde, Ana Patrícia !!
    Amei suas foto sobre a Calábria.
    Gostaria de saber quanto fica uma busca pela documentação do meu Avô/Bisavô que nasceu em Cosenza.

    • Ana Patricia Da Silva

      Regina bom dia, me envie um email por favor com todos os dados que você tem, assim posso te fazer um orçamento.. Um grande abraço, Ana

    • EDUARDO IORIO

      Oi Regina , por acaso vc é neta ou bisneta de VINCEZO IORIO E ANTTONIETA LAURIA ? pq eu sou bisneto deles . já consegui os documentos . Se vc quiser , será um prazer te passar. com toda certeza vc tem parentesco comigo. me manda um email: eduardoiorio.43@gmail.com bjs Eduardo iorio

      • Ana Patricia Da Silva

        Regina, nao entendi? 🙂 sou Ana Patricia.. sou descendente do norte, mas vivo aqui tem muitos anos… 🙂

  • Eliana Giordano

    Adorei! Minha família era de Aieta comenta- Calábria. Meu avô Francesco vitto Giordano e minha avó Maria Teresa Gazzaneo vier para o Brasil com meus 3 tios mais velhos: Dominica Giordano, Angelina Giordano e Luigi Giordano. Meu pai Rogério Alexandre Giordano nasceu no Brasil com mais 4 irmãos. Amei seu post! Gostaria de saber como faço para requerer minha cidadania já que meus primos brasileiros já a têm !

    • Ana Patricia Da Silva

      Eliana, de modo geral você precisa ter todos os documentos necessários (verificar com os teus partentes) traduzidos e juramentados antes de dar entrada. Depois disso se for fazer na Itália você deve fazer a residência (alugando uma casa) para entrar com o processo no comune que dura em média 3 meses.. Abraços, Ana

  • Eduardo Matrone

    Olá Ana..adorei o seu site…pretendo este ano conhecer a Calabria,e adorei saber que existe uma profissional como você na região…meu bisavô,avó moravam em Cosenza,vieram para o Brasil na década de 30 e preciso localizar a sua certidão de nascimento,.para dar andamento na minha cidadania,pois tenho vontade de adquirir um imóvel neste país….se vc puder me adiantar o custo para está localização agradeceria muito…..abs

  • Cleber

    Bom dia preciso achar documentos dos meus bisavós que vieram ao Brasil… sobrenome Frujuelli

  • wanderley de lima

    ana boa noite, me chamo wanderley , por favor me ajude a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavo e avo, tenho quase certeza que são de morano calabro e tenho dados para fazer esse levantamento, pois necessito da dupla cidadania, me envie seu email por favor , grato sáo Paulo brasil

    • Ana Patricia Da Silva

      Olà querido, basta ir na parte de contatos do site:) aguardo tuas noticias,:)
      Ana

  • Leandro Cabrera

    Olá Patricia, meu bisavô veio da região de palmi na calabria. Preciso dos documentos para dar entrada na cidadania, gostaria de saber se é fácil o acesso a região e aos documentos e qual é o custo para essa pesquisa. E gostaria de saber se é mais fácil a cidadania pra quem tem os antepassados nascido em cidades pequenas como no caso palmi. Agradeço se puder me informar,obrigado!

  • Valeria Pugleise

    Ola boa noite
    Meu nome é valeria Pugleise
    Sou descendente de italiana.
    Meu avo nasceu em calabria.
    Procuro por meus antepassados.
    Por favor nao consigo encontrar ninguem.
    Irei para italia em abril.

    • Ana Patricia Da Silva

      Valeria como posso te ajudar? Tem interesse no meu serviço de acompanhamento? entre em contato via email por favor.. Ana

  • Vanilda Iassia

    Oi Ana Patrícia. Me emocionei vendo os vídeos da Calábria. Sou descendente dê Calabreses de sobrenome Iassia. Me parece que na versão italiana é Iacia. Meu avô Lindo Iassia sempre me falou que a família tinha um brasão. Gostaria de saber se você sabe qual é??? Obrigada linda.

    • Ana Patricia Da Silva

      Vanilda na Calábria existem centenas de famílias com brasões.. 🙂 Não conhece o sobrenome que você falou.. mas espero que um dia possa vir conhecer a Calábria pessoalmente:) Grande abraço, Ana

  • Renato

    Meu pai nasceu num navio vindo da Itália, sua origens vem da cidade de Belvedere Marittimo/CS – Calábria.
    Os pais de minha mãe eram também italianos (Manduria/TA e Belluno).

  • Thayla Flandes

    Olá Ana,eu tenho muita vontade de conhecer a história da família do meu avô,ele é da Calábria,e eu gostaria de um dia ver se eu tenho o direito da dupla cidadania,o sobrenome dele é Valério,vou passar o meu e-mail thayla.flandes@hotmail.com obrigada

  • Thayla Flandes

    Olá Ana,eu também tenho muito interesse em saber da história da minha família,o meu avô nasceu na Itália na Calábria e o nome dele era Miguel Valério,quem sabe um dia eu consiga ir conhecer a Calábria que é linda!

  • Marcia

    Patricia, meus antepassados moram em calábria, familia Pradelli, como faço para localiza los?

    • Ana Patricia Da Silva

      Marcia antes de tudo deve entender o comune de onde eram os teus parentes (tenta achar os documentos antigos).. somente tendo um sobrenome vai ser complicado encontrar alguém.. considera que a Calabria tem quase 2 milhoes de habitantes:(

  • Alessandra Vicnte

    Procuro documentos da familia de meu pai ( Joao Vicente) seu pai e sua mae eram de Civita <Antonio Vicente e Carmella Perillo