Quais são os castelos imperdíveis da Calábria?

Preparei para hoje uma lista imperdível para aqueles que curtem Castelos e aqui na Calábria os Castelos são lindíssimos e merecem uma visita com certeza!

Nossa Introdução

A Calábria é uma terra dura e fértil, terra de mar e montanha, uma terra de contradições históricas e complexidades naturais e culturais. A região banhada por dois mares é destino do turismo de massa, mas também alvo de nicho para quem gosta de lugares selvagens e intocados e querem ser capaz de entrar em contato com sua verdadeira natureza. Talvez nem todos saibam, porém, o território da Calábria está repleto de muita arquitetura pré-existente, incluindo castelos, fortalezas e torres. Eles são realmente muitos e estão localizados na costa e no interior. Vamos ao nosso post do dia? Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista a esse vídeo incrível!!!!


Um pouco sobre a Calábria e seus Castelos…

Vamos, então, a descoberta dos castelos mais fascinantes e antigos da Calábria além de fortalezas inexpugnáveis perto da costa, para monitorar e defender contra invasões inimigas, as fortalezas impressionantes são símbolos de um passado distante feito de encontros e confrontos entre os povos, bem como realizações. Castelos que contam a história de uma região a ser descoberta. Saiba aqui Como encontrar parentes calabreses!

Neste texto, seremos capazes de visitar os mais bem preservados e mais charmosos castelos, prontos para contar as belezas escondidas e suas histórias. De qualquer forma, quero enfatizar o fato de que, em seguida, cada castelo apresentado neste texto, terá depois um aprofundamento com um posto específico, a fim de poder conhecê-lo mais profundamente e de forma abrangente. Leia também Quais são os dez lugares imperdíveis para se conhecer na Calábria!

1) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DE REGGIO CALABRIA

Começamos este tour, visitando o Castelo de Reggio Calabria, um forte histórico que está situado perto da Praça homônima e mantém dentro de suas paredes séculos de história e vicissitudes. O Castelo Aragonês em Reggio Calabria, é considerado um dos principais símbolos da cidade que, em várias ocasiões, tem representado a força política e a coragem.

Um poucos mais sobre o castelo…

A área montanhosa em que se encontra é um ponto estratégico, conhecido desde a idade dos gregos e defendido por grandes paredes. É definido aragonês, mas na verdade suas raízes são muito mais profundas e mais antigas. A sua estrutura original foi repetidamente objeto de extensões e renovações feitas pelos normandos, pelo povo de Anjou e, mais tarde, pelos aragoneses. O auge do Castelo Aragonês foi interrompido pela decadência do século XIX, com vários colapsos e demolições que comprometeram sua beleza original. SAIBA MAIS SOBRE REGGIO CALABRIA AQUI!

Castelo de Reggio Calabria

2) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO RUFFO DE SCILLA

A poucos quilômetros de Reggio Calabria, na direção de Scilla, você pode admirar um magnífico castelo, de origens antigas, citado por Homero na Odisseia, é o Castelo Ruffo de Scilla, vilarejo conhecido como a Veneza do Sul. Ele fica em um promontório com uma espetacular vista sobre o mar e, por causa de sua localização estratégica, abriga desde 1913 um farol da Marinha. Na Idade Média, o castelo tornou-se a primeira fortaleza bizantina e, em seguida, tornou-se uma guarnição militar de Roberto de Altavila. Em 1533 o castelo comprado por Ruffo, que fez dele uma residência nobre. O castelo está aberto ao público todos os dias das 09h45 até às 18h15, o valor do ingresso é de dois euros. SAIBA MAIS SOBRE SCILLA AQUI!

Castelo Ruffo de Scilla (Fonte Flick)

3) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO NORMANDO-SUEVO DE VIBO VALENTIA

No topo da colina, onde provavelmente ficava a antiga cidade grega, Hipponion, fica o Castelo Normando-Suevo de Vibo Valentia. O edifício foi construído no século XI por Rogério, o Normando, como uma simples fortificação que possuía uma torre triangular cercada e três torres circulares, feitas com a reutilização do material dos templos. As linhas imponentes do Castelo se ‘chocam’ com as formas harmoniosas da paisagem natural que o rodeia, assim como a cor das pedras e é iluminado à luz do sol fazendo com que pareça, em contraste com o azul profundo do mar, ainda mais poderoso, orgulhoso e bonito.

Castelo Suevo de Vibo Valentia

4) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DE MURAT

Outro castelo construído sobre um promontório tufo de Pizzo Calabro, onde por volta do século XV foi construído um castelo aragonês,  é conhecido como o Castelo de Murat pelos trágicos acontecimentos de outubro de 1815. Foi construído pelo rei Fernando I de Aragão para fortalecer as defesas de seu reino devastado pela conspiração sangrenta dos barões tecidas contra ele.

Um pouco mais sobre o castelo…

Sua popularidade está bem representada pela grande quantidade de visitantes que querem ver este magnífico edifício com seus próprios olhos. Tão incrivelmente bonito, ele pode ter inspirado alguns dos escritores mais conhecidos como Alexandre Dumas, que amava este lugar. O castelo foi constituído por duas torres cilíndricas, por um corpo quadrangular maciço com casamatas e pisos de terra, ponte levadiça e portal com passarelas que levavam para fora da cidade e que também serviam como rotas de fuga. SAIBA MAIS SOBRE PIZZO AQUI!

Castelo de Pizzo (Fonte Marco Ingenuo)

5) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DE SANTA SEVERINA

Como não visitar o Castelo de Santa Severina, que surge orgulhoso às nossas vistas. Este castelo é o testemunho de diferentes culturas que ocorreram na história desta vila, considerada uma das mais bonitas na Itália. O castelo, em excelente estado, está aberto para visitação em seu interior, onde se pode admirar os quartos com afrescos originais, que muitas vezes mostram eventos culturais, exposições de pinturas, fotografia, roupas antigas e que tornam a localização um centro de interesse e atração. É composto por uma torre quadrada com quatro torres cilíndricas colocadas nos cantos e é flanqueado por quatro muralhas salientes em correspondência com as torres. SAIBA MAIS SOBRE SANTA SEVERINA AQUI!

Castelo de Santa Severina (Fotógrafo Roberto Arcuri)

6) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO ARAGONÊS EM LE CASTELLA

Perto da Ilha Capo Rizzuto, parte de uma paisagem natural única no campo, cerca de 30 metros acima do nível do mar, domina a vista o pitoresco Castelo Aragonês em Le Castella. Do alto de suas belas torres cilíndricas se tem uma vista magnífica sobre o vale do rio Neto, e das colinas do Marquês de Crotone. Foi submetido, de 1994 a 1998, a uma grande restauração, que trouxe à luz achados arqueológicos de grande importância. Um lugar mágico, onde as antigas muralhas do Castelo Aragonês ainda, poderosamente, desenham a paisagem e é, de fato, um dos mais belos castelos da região. Perfeitamente preservado e totalmente aberto, o forte foi construído em uma pequena ilha ligada à costa por uma estreita faixa de terra no meio da reserva marinha. Um deslumbrante cenário.

Um pouco mais sobre o castelo…

Sua localização estratégica, ao sul do Golfo de Taranto, fez deste lugar, ao longo do tempo, um dos mais cobiçado entre as várias populações que ostentavam pela supremacia deste trecho de mar. O forte não acolheu a nobreza local, mas serviu como um abrigo para as tropas engajadas contra ataques do mar pelos invasores turnos. SAIBA MAIS SOBRE LE CASTELLA AQUI!

Castelo Aragonês em Le Castella (Fonte: Calabria-Italy)
GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

7) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO SUEVO DE COSENZA

Chegamos ao Castelo Suevo de Cosenza, que fica na colina Pancrazio e é um dos símbolos mais importantes da cidade de Cosenza. Esta casa Manor deve o seu nome ao Normando Rogério II e a Frederico II da Suécia, que foram os protagonistas das mudanças estruturais mais incisivas para este edifício da Calábria. O castelo foi construído sobre uma fortificação bizantina anterior de 937 d.C. que desempenhou um papel importante na defesa da cidade de Cosenza dos assaltos dos sarracenos.

Um pouco mais sobre o castelo…

Os Bourbons o usaram como uma prisão e depois da unificação da Itália tornou-se propriedade do Estado, que o vendeu para a cidade de Cosenza. Hoje o castelo se apresenta bem preservado, a torre octogonal do período da Suábia, as cristas da idade angioma de armas e as prisões. O Castelo Cosenza é sempre um lugar fascinante, porque domina toda a cidade. O Castelo de Cosenza, discretamente, se manteve, no entanto, um dos melhores exemplos sobreviventes da Suábia na nossa região e nos lembra de sua história, bem como de sua beleza. SAIBA TUDO SOBRE COSENZA AQUI!

Castelo Suevo de Cosenza (Fonte: Kairosfly)

8) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DE ROSETO CAPO SPULICO

Atrás do mar de Roseto, há o esplêndido castelo de Castelo de Roseto Capo Spulico, também imperdível. Você não pode descrevê-lo, apenas se visita-lo poderá testemunhar toda sua beleza. Esta fortaleza é um lugar único, um verdadeiro castelo medieval firmemente empoleirado no penhasco, remonta ao século X e, em 1229, foi requisitado por Frederico II para a Ordem dos Cavaleiros Templários.

Um pouco mais sobre o castelo…

O castelo tem a forma trapezoidal e possui três torres, uma das quais é ameada e mais alto do que as outras. Dentro, possui amplas salas de recepção (abertas a visitas) e fora você pode visitar os estábulos e tanques. A estrutura atual não é, no entanto, totalmente medieval, devido às inúmeras intervenções que completaram e alteraram sua aparência original. Em frente ao Castelo, no mar, ergue-se uma rocha de forma única, conhecida como Cogumelo do Castelo ou Pedra Bigorna, torna-se quase um monumento devido a sua singularidade. Hoje, o Castelo de Roseto é o cenário ideal para momentos especiais.

Castelo de Roseto Capo Spulico (Foto Roberto Arcuri)

9) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO ARAGONÊS DE CASTROVILLARI

Um impressionante complexo da idade tarde medieval,  é o Castelo Aragonês de Castrovillari que foi fortemente restaurado em 1490 conforme a vontade do rei Fernando de Aragão, que vivia na Calábria para acabar com a triste conspiração dos Barões. Construído quase certamente sobre o substrato de um período Suevo, o castelo fica em um istmo de planície da cidade antiga de Castrovillari, pendendo sobre o vale Coscile e Fiumicello. O imponente edifício foi cercado por um fosso profundo, agora desaparecido, mas mantém o seu corpo retangular com quatro torres cilíndricas

Um pouco mais sobre o castelo…

A maior torre, chamado de ‘mastro’, é decorada por arcos pendurados, é tristemente conhecido como a ‘torre infame’ por causa dos terríveis castigos infligidos aos prisioneiros que foram trancados ali. A mansão que foi usada como uma prisão até 1995 é agora aberta ao público e é um dos castelos aragoneses mais bem preservados da região.

Castelo Aragonês de Castrovillari (Fonte Flick)

10) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DUCAL

Em Corigliano Calabro, na costa do mar Jónico, está o Castelo Ducal. Foi construído pelo rei Normando Roberto de Altavila na segunda metade do século XI para o controle da área. A fortaleza foi inicialmente utilizada para fins militares e em seguida transformada em uma residência para as famílias nobres. A família Saluzzo decidiu mudar e melhorar a aparência do castelo, assim, no século XVII, foram construídas a capela de Santo Agostinho e a torre octogonal. A parte inferior do castelo representa o núcleo principal.

Um pouco mais sobre o castelo…

Você ainda pode visitar as antigas termas usadas para coletar a água, a grande cozinha, uma parte das prisões e as fendas, usadas para se defender contra ataques. Hoje, o Castelo Ducal, após uma restauração meticulosa, é um pioneiro não só do território Sibarítico, mas de todo o sul da Itália. Destacam-se no interior, a sala de espelhos, a sala de jantar e as cozinhas do século XIX. Ao longo dos séculos, as famílias sucessivas na posse da mansão, fizeram mudanças internas para torná-lo uma residência nobre, mas o plano original em estilo militar e o estilo de Normando são visíveis até hoje. SAIBA MAIS SOBRE CORIGLIANO AQUI!

Castelo Ducal de Corigliano (Fonte Flick)

11) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO SUEVO DE ROCCA IMPERIALE

No topo do centro histórico, em um monte, junto às falésias acima do mar, está alto e imponente o Castelo Suevo de Rocca Imperiale, que é a própria identidade da cidade. Construído a partir de 1221 sob as ordens de Frederico II da Suábia, que escolheu este lugar como sua residência, firmou para sempre a marca registrada de seu nome.

Um pouco mais sobre o castelo…

O Castelo de Rocca Imperiale se mostra como um navio enorme feito de pedra, o arco para o sul, flancos cinzentos protegidos por torres simétricas, e, no convés, ‘tocou’ a torre no céu. O castelo da Suábia constitui a força e o ponto de atração, mesmo que, em uma inspeção mais próxima, Rocca Imperiale esconda joias que vão surpreender até mesmo os visitantes mais exigentes. Graças às várias peças e os vários caminhos arranjados dentro do Castelo, você pode reviver uma viagem que durou cerca de seis séculos.

Castelo Suevo de Rocca Imperiale

12) Quais são os castelos imperdíveis da Calábria? CASTELO DE MORANO CALABRO

Hoje, do belíssimo Castelo de Morano Calabro pode-se ver três torres cilíndricas no lado sul, do outro lado, há apenas ruínas. Torres e portas que ficavam ao longo das paredes permanecem perfeitamente em pé. Uma torre quadrada altíssima, duas torres cilíndricas, Porta Ferrante, Porta dell’Orto, Porta del Salvatore, porta Sellaro, Porta San Nicola. O castelo que fica no topo da aldeia de Morano, uma das aldeias mais lindas da Calábria e da Itália certamente vale a pena visitar, pois de lá pode-se desfrutar de uma “bela vista do vale e do Pollino. SAIBA MAIS SOBRE MORANO

Castelo de Morano Calabro

CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?

Assista esse vídeo e saiba: Documentação para entrar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Viajar na Calábria oferece a possibilidade de voltar no tempo e entrar em contato com as mais diversas civilizações: romanos, godos, lombardos, bizantinos, normandos, suevos, anjous, aragoneses e bourbons, uma aventura que até os viajantes mais distraídos não poderão esquecer. Em muitos lugares você pode encontrar, a poucos metros de distância e um ao lado do outro, locais onde elementos de diferentes idades se sobrepõem e se integram ao longo dos séculos.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Castelos mais lindos da Calábria?Castelos na CalábriaCastelos para visitar na Calábria?Quais são os castelos imperdíveis da Calábria?
Comentários (2)
Comente!
  • Miriam Burgese

    Oi Ana Patricia
    Gostaria que vc entrasse em contato comigo, pois tenho interesse de ir com minha família para Calábria