Nossa Introdução
Rossano é um centro de origem romana situado sobre uma colina às extremas de Sila Greca. Rossano era um dos centros bizantinos da Calábria, ponto de referência para os grupos de origem grega e para os numerosos exilados sicilianos, esquivado pela ocupação árabe. Vamos ao nosso Post do dia? Vamos conhecer Rossano na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!
Um pouco mais sobre Rossano…
A cidade apresenta-se como um pitoresco aglomerado de casas sobre uma altura montanhosa toda coberta de belíssimos olivais. O desempenho religioso que Rossano teve no VIII e IX séculos é confirmado pela presença de mosteiros basilianos e numerosas igrejas e celas monásticas nos profundos valões embaixo. Rossano, de tal modo, é definida a cidade mais bizantina da Calábria e da Itália, notada por esse motivo como “Rossano, a Bizantina”. Leia também Você é descendente de Calabrês?
Com a presença de religiosos, inicialmente formados nas grutas escavadas sobre as laterais escocesas do margem rochosa, a pequena habitação foi transformada em um dos principais centros bizantinos da região, Rossano, já capital de distrito administrativo, é sede antiga de arcebispado (remontando ao século XI; anterior a Idade Normanda), possui monumentos notórios e há um característico centro na praça com torre comunal. Leia também Quais são os dez lugares imperdíveis para se conhecer na Calábria!
Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.
Assista a esse vídeo encantador sobre Rossano!!!!
1) Vamos conhecer Rossano na Calábria? VISITE O CENTRO HISTÓRICO
São tantos os monumentos que merecem interesse, de certo imperdível é o seu centro histórico, chamado de São Bernardino. Para alcançá-lo se percorre o Curso Garibaldi caracterizado por uma série de alargamentos e praças sobre as quais se fazem vista às residências do XVII e XVIII, séculos de famílias nobres ou ricas. Ao início do curso se tem a pequena Praça da Vitória, caracterizada por um monumento em pedaços de Francesco Jerace, e logo após encontramos a Praça Steri, na qual se eleva a alta torre cívica. Daqui se sobe até a Igreja de São Bernardino de origem do XIV século. Por dentro da igreja podemos encontrar obras em madeira talhada do XVII século, dentre as quais um Crucifixo talvez de Umile da Petralìa. ASSISTA A ESSE VÍDEO MAIS COMPLETO SOBRE ROSSANO!!!
2) Vamos conhecer Rossano na Calábria? VISITE A CATEDRAL
Da praça Steri, aos pés da torre, um caminho desce em curvas até a Catedral de origem antiga e refeita em 1330 por ordens de Roberto D’Angiò. Mesmo mantendo a construção basilical gótica-anjevina, por dentro há um aspecto constituído porque tem sido submetido a numerosas restruturações: o teto líneo em caixotões da nave central é XV, enquanto aquelas das naves laterais, talhadas e douradas, são do XVIII século. Está presente também uma pintura bizantina remontando ao IX século, que representa a Madonna dell’Achiropita, aparecido segundo a tradição, por milagre sobre o muro da igreja em construção, da qual após se foi atribuído o nome à Catedral.
3) Vamos conhecer Rossano na Calábria? VISITE O PALÁCIO DO ARCEBISPADO
No Palácio do Arcebispado, próximo à Catedral, foi preparado o Museu Diocesano de Rossano, acolhe mobiliários, objetos e obras da arte sagrada proveniente do tesouro da Catedral e de outras igrejas da Diocese de Rossano, mas a obra mais célebre e famosa é o Codex purpureus rossanensis, que chegou ao Museu Diocesano no VI ou X século, em seguida de monges gregos.
Codex Purpureus Rossanensis
O “Codex purpureus rossanensis”, evangelho bizantino de 188 páginas ilustradas por esplêndidas miniaturas policromas, constitui um dos mais antigos e preciosos evangelhos bizantinos, remontando ao V século. O documento contém escritos em grego com carácteres em ouro e prata e quinze miniaturas que representam a vida de Cristo, com os Evangelhos de Mateus e Marcos escritos com elegantes carácteres unciais em ouro e prata sobre pergaminho bem fino de cor púrpura da dimensão de cerca 30×20 cm. O Codex purpureus rossanensis foi reconhecido pela UNESCO entre os bens excelentes do patrimônio artístico mundial em 2015, por isso é considerado uma das excelências da Calábria, e somente por esse fato já valeria a pena visitar Rossano!!!
4) Vamos conhecer Rossano na Calábria? VISITE A ABADIA DE SANTA MARIA DEL PATIRE
Uma visita particular vai reservada a antiga abadia basiliana de Santa Maria del Patire, chamada também Patirion. Surge sobre uma mergulhia da Sila Greca, ao início do XI século, a mais de 600 metros de acima do nível do mar, em perfeita solidão mística como um complexo monástico basiliano. Do mosteiro permanece somente poucos restos, enquanto a igreja é bem conservada.
Além de que lugar de culto, o mosteiro foi importante centro no qual trabalharam inconfundíveis escribas e miniaturistas de textos sagrados. Foi a mesma Virgem a querer que a abadia surgisse naquele lugar, quando apareceu a San Bartolomeo di Simari, que logo após o Mille conduzia vida eremítica entre aquelas montanhas e lhe pediu para erigir um mosteiro dedicado a ela. Esse lugar é mágico, garanto!!!!
Um pouco sobre San Bartolomeo…
San Bartolomeo obedeceu e se empenhou alegremente na construção sob a guia iluminada da Mãe Santa, a qual desde o início pretendeu que aquele fosse um lugar exclusivamente de oração e de recolhimento. Vale a pena visitar também a Igreja da Panhaghìa, uma pequena construção bizantina escondida em um aglomerado de velhas casas descendo atrás da Catedral e à margem de um penhasco à extremidade sul- oriental há além disso a igreja de São Marcos Evangelista, uma das construções bizantinas mais interessantes de toda a Calábria.
O Terraço é imperdível…
Do terraço há após uma bela vista da garganta do torrete Celati: nas paredes de rocha há as entradas de numerosas grutas, um tempo refúgio de monges eremitas. Rossano além dos numerosos palácios deslocados pelo país e privatizados, no centro histórico de Rossano pode visitar muitas obras antigas remontando em particular ao gregos colonizadores. Conheça aqui um Roteiro enogastronômico pela Calábria!
Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!
5) Vamos conhecer Rossano na Calábria? VISITE O MUSEU DO ALCAÇUZ
Para quem chega em Rossano, é realmente um pecado não gostar uma hora do próprio tempo para escutar e a visitar o museu da alcaçuz da família Amarelli, que têm feito conhecer Rossano e os seus ótimos produtos em todo o mundo. Emocionante descobrir a evolução dessa planta, de cujas as raízes é a parte mais preciosa e da família que se tornou um dos marcos mais conhecidos e de qualidade no mundo, mesmo em Calábria, onde muitas vezes as excelências valem menos dos fatos de crônica! Uma história na história, uma saga, aquela dos Amarelli quis fortemente a realização desse Museu com o desejo de apresentar ao público uma singular experiência empresarial e a história de um produto único estreitamente ligado ao território. Clique aqui para saber mais sobre o Museu!
Mapa com as atrações em Rossano
Vai se hospedar em Rossano?
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Onde ficar em Rossano? Tenuta Ciminata Greco
- Avaliação: 9,4 (Fantástico)
- Valor médio da diária: R$450
- Localização: 3 km do centro da cidade
- Endereço: Contrada Ciminata Greco 13, 87067 Rossano, Itália
- Serviços: piscina, Estacionamento gratuito, Chaleira/cafeteira em todos os quartos, Bar, Café da manhã fantástico
- Café da manhã incluso: Sim
- (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.
Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!
Onde comer em Rossano? Cantina Storica Marinelli
Se você busca uma comida tipicamente italiana em Rossano, indicamos a Cantina Storica Marinelli, um lugar tranquilo e muito aconchegante, com excelente atendimento.
- Endereço: Via S. Bartolomeo, 179, 87064 Rossano CS, Itália
- Site: não tem
- Horário de funcionamento: 12h – 00h, fecha no domingo
- Telefone: +39 339 619 1300
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e passeie por Rossano comigo!!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Conclusão
Vamos conhecer Rossano na Calábria? Esta pequena localidade, que faz vista sobre o mar, é situado na Piana di Sibari, e em particular entre a esplêndida costa jônica e em Sila, portanto há em disposição, o Verde das colinas e o mar cristalino, unido a um clima suave, todo o ano que fazem de Rossano uma cidade rica de esplêndidos panoramas, um binário perfeito para o turista. Rossano “A Bizantina”, a sua gente, os seus becos e os seus pontos de vista entre o azul do mar e o verde da montanha me farão de certo companhia nas minhas lembranças, intensos de saberes, sabores e história.
Caso decida viajar para Rossano, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
- Itinerário na Calábria de 3 dias?
- Itinerário na Calábria de 6 dias?
- Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
- Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
- Por que visitar Tropéia na Calabria?
- Vamos conhecer Réggio?
- Vamos conhecer Cosença?
- Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
- Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!
Grande abraço da Calábria
Olá Ana patrícia, parabéns pelas informações sobre Rossano.
A família Rapani é de Rossano, são membros da família do meu marido. Um dos candidatos a prefeitura em junho de 2016, é o Ernesto Rapani.
Gostaria de te enviar um jornal sobre um grande acontecimento em Rossano neste mês de abril. Se tiver interesse, me informe seu e-mail.
Um abraço
Marlene
Ola Ana Patricia,
Somos da familia De Gennaro nascidos em rossano. Em breve estamos planejando uma viagem em familia para conhecer a cidade e regiao. Parabens pelo blog e obrigada por compartilhar valiosas informacoes.
Obrigada minha querida… Em breve vou ter video em Rossano no nosso canal youtube:) Me segue por là também.. Ana Patricia
OI querida, veja o video que fizemos sobre Rossano: https://www.youtube.com/watch?v=F-572_hAmZo .. Grande abraço, Ana
OI querida, veja o video que fizemos sobre Rossano: https://www.youtube.com/watch?v=F-572_hAmZo .. Grande abraço, Ana