Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer Civita na Calábria?

CIVITA “O vilarejo entre as rochas”

5 1.169

Nossa Introdução

Olá, continuarei os nossos posts sobre os Vilarejos/Burgos mais lindos da Calábria que fazem parte da Associação: I borhi piú belli d´Italia! Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer Civita na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista a esse belíssimo vídeo de Civita!


Um pouco mais sobre Civita

No coração do Parque Nacional do Pollino, encontramos Civita, “o país (vilarejo) entre as rochas”, assim definido em função das enormes montanhas verdes que cercam o vale, imerso em um ambiente natural sem comparação, um dos mais belos vales do Pollino. Civita, repousa entre um cenário vegetal tipicamente mediterrâneo de um lado e, do outro, uma emocionante paisagem caracterizada pelo Canyon Raganello, que é a porta de entrada para o Parque Nacional de Pollino. Leia também Quais são os dez lugares imperdíveis para se conhecer na Calábria!

1) Vamos conhecer Civita na Calábria? CONHEÇA A PONTE DO DIABO

Uma das principais atrações do lugar que é visitado anualmente por milhares de turistas é o caminho da “ponte do diabo” e do cruzamento das gargantas Raganello. Também chamado de país da “ponte do diabo”, suas paisagens são cotadas entre as mais belas da Calábria, com sua ponte construída para unir as duas paredes que caem direto no rio Raganello, que leva o nome do vale, hoje é um dos destinos turísticos mais relevantes.

Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

Vale de Raganello

A rota desce o Vale de Raganello até chegar a um antigo moinho, que está localizado logo atrás de uma antiga estrada que atravessa sobre o torrente impetuoso com a misteriosa Ponte do Diabo. Um antigo caminho rodeado na mata mediterrânea, feito de cores e aromas, sempre conhecidos pelos homens no folclore local. Depois de 600 passos, chega-se na lendária Ponte do Diabo, de onde pode-se descer ao leito do rio. VEJA MAIS UM VIDEO DE CIVITA!

Canyon Raganello

Esses caminhos representam um espetáculo da natureza, onde encontramos magníficas paisagens, formas moldados pela água e paisagens surpreendentes que permitem-nos descobrir cabras selvagens que pastam nas paredes rochosas verticais do Canyon Raganello.

Desfiladeiros do Raganello

Para os entusiastas de caminhadas naturais, e também para aqueles que querem passar um dia inteiro em contato com a natureza e viver uma experiência emocionante, é obrigatória a ida aos Desfiladeiros do Raganello, por que oferecem um cenário encantador, onde você pode praticar até mesmo esportes radicais, como canyoning e rafting. Conheça aqui um Roteiro enogastronômico pela Calábria!

Fonte Lamia

O desfiladeiro começa próximo à Fonte Lamia e termina após percorrer 13 km nas vizinhanças da Ponte do Diabo. É uma obra da natureza que vale a pena ser vista, desenvolvendo-se entre as montanhas que parecem estar em algum jogo de equilíbrio entre as cores e cheiros que a Mãe Natureza mantém intacta nesta parte da Calábria.

O ambiente oferece um cenário encantador, especialmente onde é observada a ação corrosiva da água, que já gravou obras estupendas em pedra. É esta erosão que criou as falésias e sua verticalidade. Existem muitos obstáculos a superar. Pedras escorregadias encravadas entre as águas geladas e cachoeiras, lagoas pequenas, pequenas paredes a serem escaladas e passagem mais largas e alternam-se com passagens estreitas, quase escuras, iluminadas por uma fina lâmina de luz que entra a partir de cima, enquanto galhos de árvores movimentam-se ocasionalmente, animando a cena, criando vislumbres de beleza quase mágica. Por este aspecto radical e nada simples do itinerário, a rota precisa de equipamento adequado para que seja realizada a travessia.

2) Vamos conhecer Civita na Calábria? CONHEÇA A PEDRA DO DEMÔNIO

Assim que você chega em Civita, não há como não se impressionar com a “Timpa del Demonio”, ou Pedra do Demônio, uma parede rochosa de 800 metros, que se opõe à vista daqueles que estão no local e queiram olhar para o Nordeste. O locais nem mesmo a notam, mas a enorme massa rochosa é a primeira coisa a chamar a atenção de turista e visitantes.

3) Vamos conhecer Civita na Calábria? CONHEÇA O MIRANTE PERTO DA IGREJA MATER

Antes de apreciarem as famosas “chaminés” da Civita, os olhos do visitante precisam saber que o melhor ponto de observação desta pedra gigantesca é o Mirante perto da Igreja Mater, de onde é possível observar as camadas de pedras branca e rosa do colosso. A face da rocha sempre está em constante movimento; as tempestades de inverno partem a cada ano novas lascas que se distinguem pela cor branca, enquanto a rocha oxidada tende a ficar cor-de-rosa com o tempo.

4) Vamos conhecer Civita na Calábria? CONHEÇA AS CHAMINÉS E AS CASAS KODRA

Arquitetura civitese: as chaminés e as casas Kodra. Andando pelas ruelas deste maravilhoso burgo, vemos as pequenas casas tipicamente antropomórficas, recentemente batizadas de Casas Kodra, em memória do artista albanês Ibrahim Kodra, que após uma visita em Civita retratou estes elementos em suas pinturas. As sete casas típicas, únicas em suas particularidades, distinguem-se das outros pela morfologia curiosa que sugerem os traços de um rosto humano – reflexo da distribuição do espaço interno nas casas.

Variedade de suas Chaminés

Outro aspecto importante desta vila é a estrutura urbana caracterizada pelas ruas estreitas e suas intersecções, mas, sobretudo, pela variedade de suas chaminés, verdadeiras obras de arte. Não se sabe exatamente quando esta tendência começou, mas os “mestres” costumavam ser convidados para assinar a construção de uma nova casa com uma chaminé – sempre diferente de qualquer outra existente. As chaminés são consideradas uma atração no burgo, feitas com a sensibilidade e a singularidade de transformar um elemento comum em uma obra de arte capaz de admirar e fascinar.

O valor atribuídos às chaminés vem da capacidade de recontar a intimidade doméstica de cada casa singularmente, tornando-se símbolos de status social – chaminés mais elaboradas e ornamentadas sobre as casas eram pertencentes a famílias nobres, enquanto outras mais simples – tanto em forma quanto em funcionalidades eram utilizadas pelos agricultores. Há, ainda, as enriquecidas em simbologia e ritualidades. As mais características foram construídas entre o fim do século XIX e o início do século XX, embora haja algumas mais antigas.

5) Vamos conhecer Civita na Calábria? VISITE AS IGREJAS DE CIVITA

O rito greco-bizantino da palavra, originado em Bizâncio no século IV, tem seu surgimento na Itália atribuído ao século V, durante a ocupação bizantina por Justiniano. Os albaneses que foram à Itália praticavam o rito grego porque vinham do sul da Albânia, proveniente do centro do Épiro e da Grécia, onde era difundida uma religião de expressão grega, submissa ao Patriarca de Constantinopla.

Igreja de S. Maria Assunta

Na praça da vila encontra-se a Igreja de S. Maria Assunta, que foi construída em meados do século XVII, e está localizada bem no centro do local. Inicialmente foi chamada de Igreja Nova, porque antes de sua construção os fiéis praticavam seu culto nas numerosas capelas presentes no vilarejo. A igreja possui uma arquitetura típica de basílicas, com decoração interna em estilo barroco tardio. Na parede frontal para quem entra, há um pequeno mosaico da Virgem Odigitria, incluso em uma medalhão do início do século XX.

Uma característica das igrejas do rito bizantino é a presença dos iconostásios – paredes divisórias nas quais são inseridas os ícones, e que separam a nave, onde os fiéis pregam, da área da abside, onde padres e diáconos celebram a Divina Liturgia no altar quadrado sobre o qual repousa a pomba com as asas estendidas, símbolo do Espírito Santo, que possui a função de tabernáculo, protegendo em seu interior um particular pão consagrado. O ícone nasceu para testemunhar o esplendor de Deus feito homem, e contém em sua língua as regras ditadas pela Igreja em toda a teologia cristã. Deus.

Capela de S. Antônio e a Capela da Consolação

As outras duas igrejas são capelas de menor importância, e são a Capela de S. Antônio e a Capela da Consolação.

6) Vamos conhecer Civita na Calábria? VISITE OS MUSEUS EM CIVITA

Obviamente, não poderia faltar os museus de Civita.

Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!

Museu Étnico Arbëreshë

Dentro do qual você pode observar objetos da cultura rural, trajes Arbëreshë, uma biblioteca sobre a etnia e uma galeria de fotos de todas as comunidades Arbëreshë da Itália com imagens da liturgia bizantina. O museu foi criado precisamente para entregar uma memória história viva sobre a etnia e sobre a tradição religiosa bizantina. VEJA UM VIDEO DE CIVITA

Ecomuseu da Paisagem

Localizado no antigo Palácio Castellano, de propriedade do Parque Nacional do Pollino. Criado com o objetivo de salvaguardar e valorizar os centros históricos, as culturas peculiares do local e incentivar um uso compatível dos recursos disponíveis.

O Museu da Arqueologia Industrial

É um verdadeiro museu-monumento. Há máquinas utilizadas ao fim do século XIX, de fabricação alemã. Renovado pela comunidade Montana Italo-Arbëresë do Pollina, foi aberto ao público como um museu industrial.


Mapa com as atrações em Civita na Calábria

Vamos conhecer Civita na Calábria?
Fonte: Google Maps

 

Um pouco da História de Civita

Civita foi fundada em 1467 por famílias albanesas sobre as ruínas de uma aldeia pré-existente, incendiada pelos sarracenos da Sicília em 1014, feito para a entrega das ruínas de “Coisa, Casa e Feudo” em propriedade perpétua, do rei Ferrante d’Aragona, assim como feito por Giorgio Greco “Scanderberg”.

Em Civita, ou Cisto, como é normalmente chamada, ainda é falada fluentemente a língua albanesa de seus ancestrais. Na verdade, seus habitantes fazem parte da minoria étnica e linguística albanesa da Itália, reconhecida e protegida pelo Estado italiano. CIVITA FAZ PARTE DA ASSOCIAÇÃO I BORGHI PIÚ BELLI D´ITALIA!!!

A cidade de Civita foi um dos primeiros lugares a estabelecer o tratado linguístico (dado pela Lei 482/99) para proteção e desenvolvimento de seu patrimônio etno-linguístico. A característica é mais evidente nas celebrações eclesiásticas orientais, os “Arbëreshë” oficializam, por tradição e fé milenar, as funções litúrgicas bizantinas em grego e mantém a simbologia cristã oriental com antigos gestos e cânticos em grego e em albanês, com paramentos ortodoxos, ícones sacros, mosaicos e iconostásios.


Vai se hospedar em Civita?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Civita? Bed and breakfast La Sentinella

A hospedagem é completamente decorada no melhor estilo da Calábria. As acomodações são limpas e confortáveis e conta com um terraço com vistas maravilhosas!

  • Avaliação: 9,5 (Excepcional!)
  • Valor médio da diária: R$ 500*
  • Localização: O hotel fica a 45km de Scalea e 46km da Praia a Mare
  • Endereço: vico 2 municipio 11, 87010 Civita, Itália
  • Serviços: Wifi gratuito, estacionamento gratuito, terraõ, falam alemão, inglês e italiano, serviço de transfer (custo adicional, ciclismo, quarto antialérgico.
  • Café da manhã incluso: Sim.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Civita? L’oste d’Arberia

L’oste d’Arberia é perfeito para desfrutar de uma atmosfera confortável e cheia de requinte. É necessário fazer reserva prévia.


Como Chegar a Civita?


1) Como Chegar a Civita? DE AVIÃO

O aeroporto de Lamezia Terme está ligado por ônibus até Cosenza, rotas administrados pelas linhas Romano são realizadas diariamente. E dali prosseguir com um carro. Saiba aqui como ir do Aeroporto de Lamezia Terme para o Centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como Chegar a Civita? DE ÔNIBUS

A partir de várias cidades italianas existem ligações diretas de ônibus para a estação de ônibus de Castrovillari. Para informações, www.simetspa.it ou www.lavallelinee.it

3) Como Chegar a Civita? DE TREM

A estações FF.SS. mais próxima é a de Sibari (para informações sobre horários: tel. 0981/892021). De Sibari a Castrovillari há duas linhas de ônibus diárias gerenciadas pela Saj. A outra estação ferroviária é Cosenza, mais distante, mas com mais alternativas de conexão. Da estação de Cosenza, há linhas frequentes e regulares de ônibus. Dessas estações prosseguir com um carro. LEIA O POST COMO CHEGAR NA CALÁBRIA PARA CONHECER MAIS DETALHES!!

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

1) Como Chegar a Civita? DE CARRO

Absolutamente o melhor modo de visitar a Calábria! Auto-estrada A3 Salerno-Reggio Calábria saída Frascineto – Castrovillari, continuar por mais 7 km em direção a Civita. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS.

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra 5 motivos para conhecer Calábria!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Vamos conhecer Civita na Calábria? Fora do turismo de massa, em um território não contaminado e autêntico onde são, hoje, visíveis os sinais de que a natureza e o homem dividiram a paisagem , descobrimos Civita, uma arca do tesouro que guarda as antigas tradições do povo arbëresh. Gentilmente aninhada nas montanhas orientais de Pollino, rodeada por uma paisagem deslumbrante que oferece-nos fabulosos cenários modelados pela natureza ao longo de milhares de anos.

As reservas de caminhos verdes e águas cristalinas que fluem do riacho Raganello, onde há os canyons maravilhosos, sítios arqueológicos onde você pode ouvir ecos distantes de uma cultura diversa, que viu sucederem-se várias vezes ao longo dos séculos, gregos, romanos, bizantinos, sarracenos e, finalmente, albaneses.

Devido à sua posição geográfica e morfologia de seu território, tem uma beleza única e irrepetível – agora destino de muitos turistas. Civita também é muito apreciada pela sua gastronomia e pelos restaurantes que apresentam uma fusão muito bem sucedida da tradição da Calábria com a tradição Arbëresh.

Caso decida viajar para Civita, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

5 Comentários
  1. Roberta Magnelli Diz

    Muito legal Ana!
    Minha família é de Frascineto e fico pasma de ver como o turismo ainda é pouco explorado na Calabria, um lugar onde Platão e Pitágoras desenvolveram grandes teorias…. penso em escrever um livro futuramente para ajudar a divulgar a região.
    Há uma senhora em Frascinetto que foi esposa do barbeiro particular de Juscelino Kubitschek, poliglota e cheia de histórias para contar também.
    Até mais!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Uma coisa maravilhosa querida! Boa sorte no teu projeto.. e realmente a região precisa de toda divulgação possivel:) Grande abraço, Ana

  2. Ricardo Zaccaro Diz

    Oi
    Meu pai nasceu em Civita…
    É um anfiteatro de rocha ciclópico!
    Tenho pensado seriamente em mudar para lá…o que vc acha?
    Precisarei viver de algo e nas várias vezes em que estive em Civita achei-os meio tímidos qto a oferecer serviços turisticos. Tenho bastante intimidade com turismo…20 anos de Florianópolis. O terreno em frente a boca do canyon me foi deixado em herança…quero trazer para o Brasil o azeite que estou chamando Diavoil e levar café top de linha. Sou designer gráficos de produto, videomaker e fotógrafo. Desculpe-me tantos detalhes mas estou precisando de um olhar de um brasileiro imerso no contexto…lendo seus textos sei que enxergamos o mundo de forma semelhante. Estou com 53 anos e estou estudando Adm na UNICAMP…vc pode me indicar uma faculdade pública próxima para tentar uma transferência?
    : )
    Obrigado

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Ricardo a universidade é a UNCAL (Universidade de Rende) perto de Cosenza.. onde eu tb me formei… como vc sabe as coisas por aqui n são nada simples.. mas o teu projeto é muito belo e se vc já tem algo para investir acho que pode funcionar:) Te desejo tanta sorte, Ana

  3. […] coração do Parque Nacional do Pollino, encontramos Civita, “o país (vilarejo) entre as rochas”, assim definido em função das enormes montanhas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.