Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

O que fazer em Morano Calabro em um dia?

Hoje apresento à vocês um resumo do que você pode visitar em um dia em Morano Calabro

0 403

O que fazer em Morano Calabro em um dia?

Morano Calabro é uma das cidades mais belas da Calábria – cheia de patrimônios históricos e culturais, definitivamente vale estar no seu roteiro! Vamos saber o que fazer em Morano Calabro em um dia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Nossa Introdução

Morano é uma das aldeias mais características da Calábria, devido à sua formação particular, com a área construída próxima a uma colina em formato de cone. Da base ao topo da colina, antigas construções nobres dão lugar a casas simples.

Ao longo da “estrada real”, desde o vale Coscile superior até a encosta sul do maciço Pollino, como uma verdadeira pintura, vemos Morano Calabro, uma das aldeias mais poéticas e bonitas da Itália. Leia também: Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

A aldeia de Morano Calabro ainda conta com esplêndidas igrejas e pequenas capelas, que datam principalmente dos séculos XI ao XV. A paisagem que circunda a aldeia integra o famoso Parque Nacional de Pollino.

1) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE O CASTELO NORMANDO!

Nosso itinerário começa no imponente Castelo Normando de Morano Calabro, envolto pela arquitetura das casas simples e amontoadas, formando uma paisagem única. Saiba tudo sobre o O Castelo Normando Svevo Em Morano Calabro aqui!

Um pouco da História do Castelo Normando

Uma das poucas fontes confiáveis sobre a origem do Castelo remonta ao século 11. Segundo o historiador Tufarello, em 1076 os moraneses se libertaram do domínio dos sarracenos com a ajuda dos normandos, hábeis na escolha de lugares estratégicos para defesa. Contudo, o castelo somente começou a ganhar forma militar e de defesa, com muralhas reforçadas por torres, apenas no século XIII.

A mudança arquitetônica mais significativa ocorreu entre 1515 e 1546, a pedido de Pietro Antonio Sanseverino – o príncipe de Bisignano, para a construção do que foi sua residência de verão. 

Como era a estrutura do Castelo?

Hoje, pouco resta do seu charme antigo, mas antigos escritos o descrevem com “vários apartamentos, com divisões amplas e várias casas divididas pelos vários pisos; era capaz de acomodar uma guarnição de 1000 homens e era cercada por barrancos e fossos, com baluartes e pontes levadiças”.

O Castelo contava com seis torres cilíndricas e estava dividido em três pisos. Quatro torres se projetavam dos cantos do edifício e, no centro dos lados longos, ostentava outra grande torre. A torre central sul é a melhor preservada, construída de forma afunilada, para que o edifício caísse ligeiramente em cada andar.

O que restou do Castelo?

A parte norte seguiu o mesmo sistema e ainda é possível avistar os barbacãs – uma espécie de muro anteposto às muralhas, mas com menor altura. As outras duas faces, a poente, foram equipadas com uma ponte levadiça. Hoje, restam apenas três torres: uma quadrada e mais duas cilíndricas atarracadas, mas que são suficientes para atribuir um aspecto único e de conto de fadas.

2) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE S. S. PIETRO E PAOLO!

Saindo do Castelo, seguimos para a Igreja de S. S. Pietro e Paolo, que ocupa a parte mais alta da aldeia. Já na entrada central, você encontra  uma placa com as efígies papais em baixo-relevo e uma estátua de São Pedro. Já na parte interna, há uma cruz latina com três naves e decorações barrocas, com alguns toques rococó devido às intervenções realizadas no século XVIII.

3) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA!

Seguindo pelo Centro Histórico até a Praça Principal, chegamos à principal Igreja da cidade: a Igreja de Santa Maria Madalena, que se apresenta como o centro do desenvolvimento da cidade.

‘La Maddalena’: uma Igreja-Museu

A junção de diversos patrimônios na Igreja fazem com que assuma uma característica de verdadeira Igreja-Museu. Dentre seus principais objetos, destacam-se a pia baptismal de 1579 e a pia de água benta, com artes no entorno representando episódios da vida de Santa Maria Maddalena.

As atrações da Igreja

Você ainda pode apreciar as telas do pintor Pedro Torres, responsável pelos painéis dos altares principais das igrejas de Carmine (1594), de S. Nicola (1598) e de San Pietro (1602), bem como de San Diego com seus milagres (1600), vindos da igreja de San Bernardino.

O teto, por sua vez, data do início de 1600, e foi criado por artesãos locais e provavelmente pintado, seguindo a tradição, no século seguinte. Há uma bela estátua de Michelangelo Naccherino representando a Santa, no centro da parede do presbitério. Na parte interna, há ainda mais peças do patrimônio histórico e cultural de Morano Calabro – além de belo, extremamente organizado, tanto de forma cronológica quanto artística.

Atração Especial

O Políptico de Bartolomeo Vivarini, com origens em 1477, vindo da igreja de San Bernardino, é uma das únicas obras do veneziano Vivarini mantidas na Calábria. A obra chegou à Calábria provavelmente por intermédio dos Sanseverino di Bisignano, senhores de Morano e fundadores da Igreja de San Bernardino da Siena.

A Estrutura da Igreja

A Igreja foi construída na época medieval, sobre os restos de uma antiga capela. Ampliada e restaurada durante os séculos XVI e XVIII, foi consagrada em 1569 e  em 1757, respectivamente após a primeira e segunda fase das obras. No século XVIII, passou por grandes mudanças em sua estrutura, com a conclusão da torre sineira, da fachada neoclássica e da tura em majólica policromada da Cúpula e da Torre.

4) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE SÃO BERNARDINO DE SIENA!

A Igreja de São Bernardino da Siena está localizada perto da vila municipal. O complexo tem sua origem em 1452, quando foi fundada por Pietro Antonio Sanseverino, o então senhor feudal de Morano e futuro príncipe de Bisignano – o mesmo que transformou o Castelo.

Um pouco mais sobre a Igreja de São Bernardino

A igreja segue a arquitetura monástica do século XV, em estilo gótico. No alpendre, pode-se admirar interessantes fragmentos de afrescos, datados de 1499. Destacam-se na fachada dois portais em pedra amarela, ambos em estilo gótico: um ogival sobre pilares poliestilo, que dá acesso à igreja, e, outro de arco baixo, de influência durazzo-catalã.

As paredes altas e nuas do interior dessa belíssima Igreja, que possui nave única, formam cenários onde arquitetura e arte se harmonizam e introduzem uma atmosfera simples e, ao mesmo tempo, mística.

Um pouco mais sobre a história de Morano Calabro

A primeira menção a Morano, ainda como Muranum, ocorreu em uma pedra militar no século II a.C. encontrada em Polla (Salerno), no Vallo di Diano. Várias hipóteses foram formuladas sobre a origem do nome, mas não há informações concretas. A teoria mais confiável é a que define o termo como originado de “meruo” (monte), em referência às casas construídas próximas umas das outras.

Durante o período medieval, a cidade foi entregue a Apollonio Moano e, posteriormente, a Antonello da Fuscaldo. Com a chegada dos aragoneses, a propriedade passou primeiro para Sanseverino di Bisignano e depois para Spinelli di Scalea (1614), que a manteve até a queda do feudalismo (1806).

Após a unificação da Itália, com um decreto de junho de 1863, assinado por Vittorio Emanuele II, o adjetivo Calabro foi adicionado ao nome Morano para distingui-lo de Morano sul Po.

Vai se hospedar em Morano Calabro?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Morano Calabro? Se hospede no Villa San Domenico

Que tal ficar em um hotel 4 estrelas? Nossa indicação é Villa San Domenico! Um hotel lindo, acomodação com jardim, a decoração no estilo rústico, nos transmite uma sensação de acolhimento e conforto. O café da manhã com produtos caseiros completa a sua bela estadia no local!

  • Avaliação: 8,8 (Fabuloso!)
  • Valor médio da diária: R$ 820,00
  • Localização: fica a 12 km do Parco Giochi di Cassano e do Laghetto di Saracena.
  • Endereço: Via Sotto Gli Olmi, 87016  Morano Calabro, Itália
  • Serviços: Os quartos possuem ar-condicionado, mesa de trabalho, chaleira, geladeira, frigobar, cofre, TV de tela plana; restaurante, bar, estacionamento gratuito, Wi-Fi Gratuito.
  • Café da manhã incluso: Sim
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Morano Calabro? L’Antico Borgo

Se você busca uma comida tipicamente italiana em Morano Calabro, indicamos o L’Antico Borgo, um lugar tranquilo e simples com atendimento de qualidade.

  • Endereço: Via Domenico Cappelli, 53, 87016 Morano Calabro CS
  • Site: http://www.ristoranteanticoborgo.com/
  • Horário de funcionamento: fecha na segunda, demais dias 12h30 – 14h30 e 19h30 – 22h30
  • Telefone: +39 0981 30002
Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


QUERO O MEU ROTEIRO!

Curiosidades sobre Morano Calabro

  • Cidade-irmã no Brasil: Em 26/01/1982 Morano Calabro foi declarada irmã da cidade brasileira de Porto Alegre, onde existe uma colônia de 16.000 emigrantes moraneses, mantendo vivos os costumes e tradições de Morano.
  • Festival da Bandeira: em maio, em razão da festa de São Bernardino, organiza-se uma espécie de pálio do qual participam os três distritos da cidade. Os participantes são divididos em 2 desfiles: um liderado pela figura do castelão, como a nobreza; e o outro é chefiado pelo mestre juramentado e representa o povo. Os dois grupos se encontram na Piazza Maddalena e vão até o castelo. Há, por fim, uma última volta, afirmando que “a guerra está vencida” e todos vão para a igreja de São Bernardino, onde a bandeira é hasteada.
  • Economia: majoritariamente dominada pelo setor agrícola, que, nos últimos anos, desenvolveu um perfil mais industrializado;
  • Artesanato local: a tradição artesanal moranesa é marcada pelos cesteiros e hábeis entalhadores de madeira.

O que visitar perto de Morano Calabro?

Partindo de Morano, você pode conhecer outras belíssimas cidades da Calábria, fazendo um bate e volta incrível:

Altomonte

Visitar Altomonte é como voltar no tempo para descobrir maravilhas escondidas na Calábria. Neste belo lugar, temos o prazer de andar em suas ruas, admirando e maravilhando-se com os vislumbres panorâmicos e inúmeros detalhes arquitetônicos presentes neste pedaço da Calábria. Para saber tudo sobre Altomonte, clique aqui!

Parque da Lavanda

Localizado na Zona de Morano Calabro, o Parque da Lavanda encanta com os verdes das montanhas do Pollino tingidos de roxo do Parque. Além das flores de lavanda, a cor da planta  domina: os postes, as bicicletas, as placas, tudo ganha a delicada tonalidade delicada das flores. Para saber tudo sobre o Parque da Lavanda, clique aqui!

Civita

Burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças às populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, ali você vai ter a impressão de estar em outro país! Para saber tudo sobre Civita, clique aqui!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça Morano Calabro comigo!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em Morano Calabro em um dia? Morano Calabro é uma cidade que merece ser conhecida com tempo e, principalmente, planejamento, mas um único dia nos oferece essa multiplicidade de belezas históricas da cidade! Vamos conhecer Morano Calabro?

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.